SIGNIFICADOS DAS VELAS E SUAS CHAMAS


 

SIGNIFICADOS DAS VELAS E SUAS CHAMAS

 

 

SIGNIFICADOS DAS VELAS E SUAS CHAMAS

Já reparou que até o ritual mais simples inclui sempre uma vela acesa?

A vela acesa representa o princípio criador: a luz do sol, que dá vida a tudo, e favorece a transmutação das energias, para a concretização dos pedidos solicitados, dando-lhes força e calor.

A chama incandescente das velas atrai os Anjos, os Santos, Nossa Senhora, ou qualquer guia espiritual a quem estejamos recorrer que conseguem "captar" o nosso pedido mais facilmente quando ele é acompanhado por uma vela acesa.

O tempo que uma vela leva a arder é uma boa forma de medir o tempo que é aconselhável despender a enviar energia ao Universo para a materialização do nosso pedido. Por exemplo, as "velas de sete dias", que se acendem durante sete dias seguidos ou que se deixam permanentemente acesas, são utilizadas para pedidos mais difíceis, que requerem uma ajuda espiritual mais forte. Embora não passemos sete dias seguidos a rezar, devemos fazê-lo durante grande parte do tempo em que uma vela arde. Para os pedidos mais simples, uma vela lamparina é suficiente. O tamanho e a cor da vela escolhida devem adequar-se sempre ao fim a que se destina. A quantidade de velas, também.

Existe uma correspondência entre as cores das velas e a área da vida a que melhor se destinam:

  • Vela branca

Pode ser usada sempre que desejar. Se não tiver velas da cor indicada no ritual, use velas brancas. Por representar a pureza e a espiritualidade, é sempre positiva e ajuda a aumentar a energia de qualquer ritual, sendo especialmente indicada para obter maior proteção espiritual, defender-se de energias negativas, fortalecer a energia pessoal, atrair a paz e manter a harmonia. Relaciona-se com a Lua, a intuição e a feminilidade.

  • Vela amarela

Evocando a força criadora do Sol, ajuda a melhorar a comunicação e a atrair o êxito. É especialmente indicada para rituais que visam o sucesso profissional e financeiro, e trabalhos que estejam ligados ao público ou à criatividade, aos negócios e à área comercial. Favorece a troca de ideias e a partilha de informação.

  • Vela laranja

Transmite uma energia positiva muito forte. Ajuda a ter motivação, força e coragem para vencer desafios, sendo especialmente indicada em rituais que visem superar obstáculos. Ajuda a ativar as energias do Sol, de Mercúrio e de Marte.

  • Vela cor-de-rosa

Relaciona-se com as emoções, os sentimentos doces, delicados e verdadeiros. Enfatiza o romance e o amor, sendo ideal para rituais que visem melhorar uma relação com outra pessoa, nomeadamente a nível familiar, de amizade, ou também de amor. É uma das cores de Vénus.

  • Vela vermelha

Enfatiza a paixão ardente, a sexualidade, e também representa a coragem, a força, o dinamismo e a energia. Relaciona-se com Marte e é especialmente indicada para rituais que se relacionem com o amor, que visem aumentar a paixão ou estimular a sexualidade e, também, com empreendimentos difíceis, que exijam muita força e coragem.

  • Vela azul

Relaciona-se com as ideias, o intelecto, o raciocínio lógico, a calma, a tranquilidade. É mais indicada para rituais que se relacionem com os estudos, as provas, exames, ou a vida profissional, sempre que houver necessidade de inspiração, de tranquilidade e de maior harmonia no ambiente. Esta cor relaciona-se com a energia de Júpiter, que promove a expansão e o desenvolvimento de projetos.

  • Vela púrpura/ lilás

Cor ligada à espiritualidade, é utilizada para rituais que se relacionem com a elevação, a intuição, ou que visem acalmar, promover a paz, a tranquilidade e a harmonia.

  • Vela verde

Representando a vitalidade, o crescimento, a estabilidade e a esperança, esta é a cor da cura, que se relaciona com o planeta Vénus e com o Arcanjo Rafael, que restabelece a saúde. É ideal para rituais relacionados com a saúde física, com a cura de mágoas do passado, a recuperação da saúde do coração.

  • Vela dourada

Representa o brilho do Sol, a excelência, a nobreza. Deve ser usada para rituais relacionados com o dinheiro e o êxito ou com ações de carácter nobre, pedidos difíceis ou metas elevadas.

  • Vela prateada

Representa a energia da Lua, atrai a proteção espiritual, ajuda a desvendar mistérios e é usada em rituais que visem desenvolver a intuição ou aumentar a fertilidade.

  • Vela preta

Representando a soma negativa de todas as cores, as velas pretas são utilizadas para afastar, cortar, separar. Eu não as uso nem recomendo que o faça, pois, as velas negras atraem energias de baixa vibração, nada desejáveis e bastante perigosas.

 Assim através da forma e cor da chama e dos seu comportamento conseguimos ter uma perceção de como o nosso pedido está a ser encaminhado.

  • Chama azul

O anjo indica que o seu pedido irá ter algumas mudanças. Seja paciente, pois a realização de seu desejo já está próxima. Indica a presença de Anjos e Fadas. É um sinal positivo.

  • Vela que tem dificuldade em acender

O anjo está com dificuldades para ancorar. O ambiente a sua volta pode estar “pesado.

  • Chama amarela

A felicidade está a chegar.

  • Chama vermelha

O seu pedido está a ser realizado.

  • Chama brilhante

O seu pedido foi atendido com sucesso. O desejo ser-lhe-á concedido sem problemas.

  • Chama que levanta e baixa

Precisa de se concentrar. Sua mente pode estar um pouco confusa. Alerta para firmar o seu pedido.

  • Chama que solta fagulhas no ar

O anjo colocará alguém no seu caminho para comunicar o que você deseja. Poderá sofrer alguma desilusão antes do seu pedido ser realizado. Procure libertar-se das más energias através de banhos com ervas.

  • Chama que se assemelha a uma espiral

Seus pedidos serão realizados, o anjo já está a levar a sua mensagem. Mas evite comentários dos seus desejos, pois há pessoas por perto que querem atrapalhar os seus pedidos.

  • Pavio que se divide em dois

Tente novamente. A mensagem não foi clara. Se a ponta do pavio estiver brilhante significa sorte e sucesso no seu pedido. Se sobrar um pouco de pavio e a cera ficar a sua volta significa que o anjo está a pedir mais oração.

  • Vela que chora muito

O anjo sente entraves para realizar o seu pedido. Você está muito emotiva, e sem forças. Se a vela apagar, depois de acesa (sem vento por perto) significa que o anjo ajudará na parte mais difícil do pedido, o resto é você que deve fazer. Acenda mais duas velas, para reforçar o pedido.

  • Chama que se apaga várias vezes sem motivo

Esse sinal é bem claro, o ritual deve ser interrompido nesse momento. Tente uns dias mais tarde.

  • Chama fraca

Concentre-se e reforce o seu pedido.

  • Chama baixa

Você não está bem. Precisa elevar rapidamente a sua energia.

  • Chama que oscila

O pedido se realizará, mas antes ocorrerá alguma transformação essencial.

  • Chama nítida e crescente

O pedido que fez será concedido e de uma forma rápida.

  • Chama que lança fagulhas

O pedido não está a ser bem recebido. Pare e recomece com fé.

  • Chama que lança muito fumo

Alguns problemas se prevêm. Mas o seu pedido foi ouvido.

  • Vela que queima rapidamente

Geralmente quando uma vela queima rápido o significado é bom, mas uma queimadura excessivamente rápida (comparada a outras vezes em que você usou o mesmo tipo de vela ou a outras velas que estão sendo queimadas ao mesmo tempo no mesmo ritual) significa que embora o trabalho esteja a correr bem, pode não durar muito.

  • Vela que queima por inteiro

Isso significa que, independentemente de qual seja o seu pedido, ele foi plenamente aceite.