Limpeza de Cristais


 

Limpeza de Cristais

 

Quando devo limpar o meu cristal?

 

Deverá proceder a limpeza do seu cristal quando:

  1. For adquirido pela primeira vez, tenha ele sido oferecido ou comprado.

 

  1. Quando já tiver sido utilizado várias vezes tanto por si, quanto para outra pessoa. Após limpos e energizados e caso não sejam utilizados logo, podem ser guardados por até dois meses em recipientes só para eles dentro de saquinhos (opcional) que podem ser de papel, plástico ou tecido (de preferência os de algodão, brancos ou de outras cores, de preferência um saco novo. Os sacos de papel são mais práticos porque além de virem prontos para o uso, ainda pode escrever o nome da pedra/cristal neles. Quanto ao recipiente para colocar os sacos com as pedras dentro, uma caixa de madeira artesanal de tamanho médio onde as possa guardar todas. Cada pessoa escolhe o que mais lhe convier para ela, desde que fiquem bem armazenadas e sem perigo de alguém mexer.

 

Quando se utiliza um cristal para usar novamente no dia seguinte ou no máximo até uma semana, basta apenas limpar as pedras, sem precisar energizá-las, exceto se for usada por outra pessoa.

A partir de uma semana contínua de uso e numa mesma pessoa, é preciso energizar novamente depois de limpar. Quem trabalha em cristaloterapia deve adquirir vários cristais de uma mesma espécie a fim de ficar mais prático trabalhar. Deverá ter uma pedra para cada pessoa que se vai tratar, especialmente quando precisam das mesmas pedras, dessa forma evita-se ter de limpar e energizar as pedras e cristais para poderem ser usadas em outra pessoa, já que é preciso remover a energia da pessoa anterior.

 

Alguns métodos de limpar as pedras para depois energizá-las:

 

1-Limpeza dos cristais

 

Existem várias maneiras de limpar as pedras/cristais:

  • Lavá-las diretamente sob as águas de cascatas, água de chuva, corrente de rios limpos, etc., mas o método mais prático e eficiente, é sem dúvida lavá-los diretamente na água da torneira que não precisa ser filtrada.
  • Mergulhar em água e sal grosso ou fino, mas não é muito aconselhável, já que pode danificar algumas pedras principalmente as que possuem metal na sua composição, além de alterar a coloração de muitas delas.
  • Limpeza com incenso de limpeza,
  • Usar alguns chás como o chá de artemísia ou de salva que deve ser utilizado depois de frio e coado para imergi-los por algumas horas.
  • Na água da torneira ou mineral deixar imersas por algumas horas (que varia de 1 a 2 horas) sob o sol ou não, apesar do sol também pode danificar ou descolorir algumas pedras, assim como o sal, sem falar que há regiões e épocas em que dificilmente irradia a luz solar e aí depender disso restringe.
  • Soprar a pedra depois de usada para limpeza rápida.

Enfim, cada pessoa escolhe o método mais adequado, prático e eficiente de fazer a limpeza dos cristais. Eu uso há muito tempo o primeiro método, o de lavar em água corrente e deixá-las secar naturalmente à sombra em uma toalha felpuda branca.